domingo, 23 de agosto de 2020

Calton Hill, a Atenas do Norte!

Era domingo, os dias continuavam gelados – mas isso, de forma alguma era motivo pra não sair de casa – e Mercedes e eu havíamos combinado de almoçar juntas. Também nos fez companhia na ocasião, um casal de amigos dela. Mercedes ama comida espanhola, por isso, o lugar escolhido foi um bar e restaurante espanhol chamado La Tasca, onde servem deliciosas tapas andaluzas. Conversamos, comemos, bebemos, rimos, e nos divertimos muito na companhia uns dos outros.

Almoço com amigos!
Almoço com amigos - da esquerda para a direita, Craig, Carol, eu e Mercedes!

Depois do almoço minha amiga e eu nos despedimos de Carol e Craig e fomos explorar a cidade. Estávamos na New Town, a parte nova de Edimburgo, e não tínhamos um roteiro definido para aquela tarde, então seguimos caminhando sem rumo, e quando vimos estávamos subindo a rua em direção à Calton Hill – uma colina situada a leste da New Town, que abriga importantes monumentos escoceses e tem uma das mais belas vistas da cidade – carinhosamente chamada de ‘Atenas do Norte’, por todo o seu esplendor.

A colina Calton Hill e seus monumentos!

Logo que chegamos ao topo da colina, à direita pudemos ver o Nelson Monument [Monumento de Nelson], uma torre bem alta construída em homenagem ao Comandante Nelson, o líder das tropas britânicas contra os franceses, depois da sua vitória e morte na Batalha de Trafalgar. Este monumento é o mais alto dalí, e pra quem busca uma vista panorâmica do lugar, tem a possibilidade de subir até o topo. A entrada é paga, algo entre 1,00 ou 2,00 libras escocesas, e vale dizer que, são 170 degraus de subida numa escadinha bem estreita, em espiral.

No alto da colina Calton Hill, à esquerda o National Monument of Scotland e atrás de mim o Nelson Monument.

E à esquerda, outro monumento que chama a atenção por ali é o National Monument of Scotland [Monumento Nacional da Escócia]. Um memorial construído para homenagear os soldados e marinheiros escoceses mortos nas Guerras Napoleônicas, mas nunca finalizado por falta de fundos, e que por isso, na época era pejorativamente chamado de ‘a vergonha de Edimburgo’ ou ‘ a desgraça da Escócia, etc. Foi um projeto ambicioso, e embora tenha apenas 12 colunas, é possível perceber nele uma aura de grandiosidade ao estilo do Parthenon de Atenas.

O City Observatory, antes da restauração.

Lá no alto da colina também está o City Observatory [Observatório da Cidade], um antigo observatório astronômico que, recentemente, foi transformado em museu de arte. Na reforma, o topo do morro ganhou uma galeria e um restaurante. Embora fosse considerado um dos patrimônios da humanidade, o espaço estava desocupado há muito tempo e a reforma foi feita para que a cidade ganhasse um novo ponto turístico. Segundo a arquiteta responsável, os desenhos originais do patrimônio foram utilizados para manter a conservação do local.

O Dugald Stewart Monument e a cidade ao fundo!

E o último monumento de Calton Hill, mas não menos importante, é o Dugald Stewart Monument [Monumento de Dugald Stewart], construído para homenagear o filósofo escocês de mesmo nome.

Muito frio, muito vento e Arthur's Seat, ao fundo, emoldurando o cenário!

Depois de ver, explorar e fotografar cada um dos monumentos – e bater o queixo de tanto frio – finalmente chegamos à melhor parte do nosso passeio, andar pelas trilhas em volta do lugar e curtir a vista lá do alto! Calton Hill tem essas várias trilhas de passeio demarcadas que nos possibilitam dar a volta completa por toda a colina. Lá de cima é possível ver o Firth of Forth, o Holyhood Palace e o Arthur’s Seat, em todo o seu esplendor, bem como o centro da cidade e o Castelo de Edimburgo!

Minha amiga, a cidade e lá ao fundo o mar!

Bom pessoal, eu sei que eu sou suspeita pra falar, mas Edimburgo é ou não uma das cidades mais encantadoras do mundo? 

2 comentários:

  1. Cidade com muita história a céu aberto. A foto em que tu estás na escada, cujo vento pode ser "percebido", parece cena de filme.

    ResponderExcluir
  2. Aquele dia estava muito frio, e como é alto ali o vento soprava bem mais forte! Amo muito essa terra, e quero voltar sempre que surgir uma oportunidade!

    ResponderExcluir